quarta-feira, 18 de novembro de 2009

casa cor pernambuco 2009

Sofisticação e regionalismo se mesclam na CasaCor 2009
Mostra traz como tema a sustentabilidade e homenageia Burle Marx
ROSÁLIA VASCONCELOS
Uma das mais importantes mostras de arquitetura e decoração do Norte/Nordeste escolhe, mais uma vez, um local privilegiado para a realização do evento. Em sua 13° edição, a CasaCor Pernambuco 2009 ganha um clima praieiro, com os ambientes montados à beira-mar, no Armazém 11, localizado ao lado da Praça do Marco Zero. A mostra acontece de hoje a 20 de dezembro, de terça a sábado, das 15h às 21h, e aos domingos, das 12h às 20h, totalizando 36 dias de evento.
Os 33 ambientes criados por arquitetos, designers e decoradores, com exclusividade para a mostra, apostam no conceito de sustentabilidade e homenageia o paisagista Roberto Burle Marx. Um dos ambientes que ganharam destaque nessa edição foi a Sala de Imprensa, logo na entrada do evento, onde os arquitetos Vera França, Cláudio Portela e Giuliano Arraes reinventaram o desenho do calçadão de Copacabana, feito por Marx, só que dessa vez nas paredes do espaço. Para tanto, foram simuladas ondas bicolores, jogando com a iluminação, tornando o ambiente um lugar de trabalho mais aconchegante.
Os ambientes que também ganham destaque na CasaCor 2009 são os que aproveitam a paisagem contemplativa (o mar, o Porto do Recife, o Parque de Esculturas de Francisco Brennand), como o Jardim Burle Marx (das arquitetas Renata Romaguera, Nathalie Ribeiro e Lizandra Ribeiro), a Varanda Gourmand e Boulevard das Sensações (de Telma Freire), a Praça CasaCor (de Schirlley Loureiro) e a Praça do Café (de Waldir Gobbi e Weruska Maciel). Este último ganhou um toque especial com uma escultura de Francisco Brennand no espaço. “Buscamos fazer uma referência a Burle Marx através das bolas com pedras portuguesas”, ressalta Weruska.
A arquiteta Márcia Nejaim ambientou o Loft do Político, homenageando o governador de Pernambuco Eduardo Campos e sua esposa, Renata Campos. Segundo ela, o espaço foi construído de acordo com o estilo de vida do casal, através de elementos que façam referência a pernambucanidade, como a tela “Batalha dos Guararapes”, de Teresa Costa Rego e de imagens e livros de autores pernambucanos. “Como o casal ressaltou que gostava de viver rodeado de plantas, projetei um enorme jardim vertical com sistema de irrigação próprio. Também trouxe a imagem de São Francisco de Assis, já que Eduardo é devoto do santo”, explicou Márcia. No ambiente também foram utilizados alguns objetos pessoais da residência do casal.
Este ano há investimentos em produtos da linha CasaCor, como Home-Spray, velas, jogos de jantar e CD’s, que serão comercializados durante todos os dias da mostra. Também haverá o Special Sale, quando os produtos poderão ser adquiridos com descontos entre 30% e 70%, nos dois últimos dias do evento. A produção da CasaCor Pernambuco 2009 foi assinada pelas arquitetas Rita Rocio Tristão e Amelinha Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário